Pânico! É a Guerra dos Mundos!
Clique no botão acima para escutar à transmissão original de Orson Welles que há 69 anos garantiu uma noite de dias das Bruxas muito animada aos americanos. Era a dramatização de “Guerra dos Mundos”, transferida da Inglaterra para Nova Jérsei, completa com terríveis marcianos vaporizando milhões de gringos com seus raios de calor. Não é preciso nem mesmo entender inglês para capturar algo da magia que tornou este um dos mais famosos programas da história.
Logo após a introdução de Welles, o programa espertamente se disfarça de uma transmissão de música de salão, interrompida periodicamente por boletins de notícias sobre explosões em Marte. Logo algo cai em Nova Jérsei, e a terrível verdade é revelada ao vivo: é uma invasão marciana. A seqüência de eventos com efeitos sonoros excelentes se desenrola ao longo do resto da hora, sempre ao vivo no que bem poderia ser o maior dos reality shows. Mas tudo terminou pontualmente com o show Mercury Theater, nas palavras do prodígio que criaria Rosebud:
“… Nós não podíamos ensaboar suas janelas e roubar os portões de seus jardins até o amanhecer … então fizemos o melhor que podíamos. Aniquilamos o mundo frente a seus ouvidos …”.
Confira o roteiro integral em inglês ou espanhol.
Curiosamente, o lendário pânico gerado pela transmissão teria sido exagerado. O sociólogo Robert Bartholomew reavaliou o impacto da transmissão de Welles, revelando que o gênio não foi apenas dramatizar o evento realisticamente, como também aproveitar a sorte de como a mídia redimensionou sua travessura de Dia das Bruxas.
Mas se o pânico nos EUA foi inflado, o mesmo não ocorreu no Equador, quando a travessura foi repetida em 1949. Nesse episódio, não só houve alarde generalizado, como ele se converteu em revolta quando se descobriu a brincadeira. O resultado foi um ataque à rádio que deixou quinze mortos. Terráqueos.
[via magonia]
Um comentário em “Pânico! É a Guerra dos Mundos!”