Luzes de terremotos no Peru?
Diversos relatos de luzes no céu antes, durante e depois dos terremotos no Peru foram divulgados pela imprensa local:
Vizinhos asseguraram ter visto relâmpagos no céu de Lima
Durante a noite de hoje, antes e depois do forte sismo, vizinhos dos distritos do Miraflores, La Molina e Cercado de Lima asseguraram ter visto o céu iluminar-se devido ao brilho de um inesperado relâmpago em meio da noite limenha.
Entretanto, o Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia (Senamhi) assegurou a elcomercio.com.pe que não detectou nenhuma anomalia no céu de Lima, por isso asseguraram que este fenômeno podia dever-se à luz de algum farol ou a alguns dos painéis giratórios que existem na cidade.
Muitos internautas, incluindo peruanos, buscaram respostas na internet e acabaram encontrando as páginas de referência em MarcianitosVerdes abordando o tema das luzes de terremotos. São um fenômeno natural registrado, embora ainda não muito bem compreendido. Marcianitos recebeu diversos relatos, mas seu autor, Luis Ruiz Noguez, que desde o início advertiu que era preciso cautela antes de considerar luzes terrestres, acabou mesmo por considerar:
Estive lendo diversos fíruns de discussão peruanos em que várias testemunhas relatam suas experiências com o tremor de 15 de agosto. Cada vez estou mais convencido que a maioria descrevem luzes produzidas pela explosão de transformadores elétricos. A maior parte se dá no horizonte, detrás de casas, edifícios ou árvores. Em princípio não se escuta nenhuma explosão, mas isso é compreensível se tratarmos de nos localizar nesse caos. … O transformador explode. Vemos o brilho. Mas segundos depois, dependendo da distância que nos separa do transformador, escuta-se a explosão. A luz viaja mais rápido que o som.
Ainda quando não se chegar a escutar um som, a luz poderia ser ocasionada pelo choque de linhas de alta tensão. A explosão não é tão sonora como com os transformadores.
As luzes, como digo, viram-se no horizonte. Não encontrei descrições de luzes em pleno céu.
Noguez também indicou vídeos de curtos-circuitos e explosões elétricas afins, como o abaixo. Podem ser extremamente luminosos — de fato, luzes de arcos elétricos estão entre as mais potentes que podemos produzir:
Apesar destas considerações mais prosaicas e cautelosas, Noguez também recebeu vários relatos de luzes que teriam vindo do oceano. Ao fim, pondera:
Só uma investigação em sitio com informe da companhia de luz para determinar o lugar aonde houve explosão de transformadores ou de linhas de corrente, poderia sanar várias dúvidas. É preciso dedicar mais atenção aos relatos de testemunhas que viram as luzes em direção ao mar ou diretamente sobre o céu.
Fenômenos fortianos à parte, saiba como fazer doações às vítimas do tremor.
[mais em inglês: Earthlights on Peru’s Earthquake?, Earthquake lights or Electrical transformers?]
por falar em luzes: moro no Paraná cidade de Juranda, e na virada do ano 2006 para 2007, não sei exatamente a hora, mas eu e algumas mil pessoas flagraram o momento em que tres rastros de luz rasgaram o ceu numa velocidade grande. parecia uma bola pegando fogo, foi muito rápido a luz passou por tras de uma nuvem depois desapareceu, eu e uma amiga vimos ao mesmo tempo, depois de um tempo lemos na internet alguns relatos de acontecimento semelhante em várias cidades do brasil.
De alguma forma, isso me remeteu à HAARP, mas pode ser paranóia.
Isto foi feito por homens, é um equipamento que mexe com o clima e as camadas geologicas da terra, pesquisem no google sobre haarp. é os grandões reduzindo a população da terra.