Santo Solário
N.D. Wilson acredita que sabe como o chamado Sudário de Turim foi criado, e acima você vê sua reprodução da relíquia. Basta fazer uma pintura sobre vidro (no caso, uma janela), fixar o vidro pintado sobre linho, e expô-lo ao Sol. A luz solar irá clarear o linho, exceto pela pintura, resultando em uma imagem em “negativo”, com espalhamento, e sem o uso de pigmentos.
A proposta não é original de Wilson, e é uma variação da teoria mais radical de que o suposto sudário seria uma obra fotográfica criada por Leonardo da Vinci, mas é muito mais plausível que ela, pois não envolve reagentes químicos nem o conhecimento de câmaras escuras (ou o fato de que Leonardo já estava morto quando o sudário foi criado). Wilson parece ir além do ponto: na verdade foram sim encontrados pigmentos no manto (que tinha pontos vermelho-vivo quando o sudário foi inicialmente criado e exposto, mas hoje já está desbotado), que não é realmente uma imagem “tridimensional e negativa ao mesmo tempo”. Também me parece um ponto fraco que mesmo o método sugerido só produz algo similar ao Sudário porque a própria pintura no vidro já tem o estilo peculiar da figura impressa no manto. Ainda assim, é uma idéia interessante. Em espanhol, confira Las anomalías ignoradas del “sudario” de Turín.