Em dez mil anos… (mas 25 servem)
Clique na imagem para ver o original em Paleo-Future, da edição de 12 de fevereiro de 1922 do Ogden Standard-Examiner . Isso mesmo, 1922. Se não o impressiona, é porque você não perde tempo o suficiente com ufologia.
O ícone moderno do disco voador surgiu em nossa cultura apenas em 1947, em meio a muita confusão. Como o sorvete de casquinha, pode parecer eterno, mas é em verdade uma invenção muito recente.
Há, claro, relatos antigos — inclusive bíblicos — sobre rodas voadoras e afins. Mas eram apenas uma parte da vasta gama de bizarros objetos descritos no céu, indo de lanças a navios (a vela) voadores. O conceito e o avistamento de discos voadores como um design universal para espaçonaves alienígenas surgiu apenas em 1947.
É por isso que imagens de aviões e naves discóides anteriores a essa data são especialmente interessantes. Elas não são tão raras, mas cada uma delas é uma peça histórica de uma era em que desenhar cidades voadoras em forma de disco com habitantes flutuando por aí não remetia imediatamente a seres extraterrestres.