Linha do Tempo Alien
por Joe Nickell do CSICOP, original no Skeptiseum
Como outras imagens populares — como desenhos do Papai Noel ou retratos de Jesus — o conceito de como criaturas extraterrestres devem se parecer tem mudado com o tempo. O estudo da tais imagens é chamado iconografia (da palavra grega para “semelhança”, eikon).
Aqui está um gráfico atualizado (originalmente publicado narevista Skeptical Inquirer de Setembro/Outubro de 1997) que traça o desenvolvimento do conceito popular de alienígenas. Começando com a origem da era moderna de OVNIs em 1947, há uma grande variedade de descrições fornecidas por supostos ‘contatados’ nos anos 50, posteriormente vários ‘abduzidos’ e outros que alegaram ‘contatos imediatos’ com ocupantes de ‘discos voadores’.
Em 1961 com a “abdução” de Betty e Barney Hill (os quais seu psiquiatra concluiu que eles estavam partilhando seus sonhos), o pequeno humanóide de cabeça grande debutou. Este tipo foi repetido nos casos de Betty Andreasson e Travis Walton, e todos os três receberam grande publicidade. Com o tempo, com a adição de grandes olhos negros e oblíquos, este modelo humanóide se tornou a imagem padrão.
- ***
- Referência
-
– The Skeptiseum – UFOs and Aliens – do CSICOP, ‘curador web’ Joe Nickell.
- – – –
Leitura adicional recomendada em Ceticismo Aberto:
– Os Olhos que Falavam – Sobre a origem dos olhos oblíquos
– Por que começamos a chamá-los de Grays?
– Completamente Impredispostos – Sobre as influências culturais no fenômeno OVNI
– Um Fenômeno Plástico – Sobre a plasticidade do fenômeno OVNI com o tempo
– Discos que aumentam – Sobre um curioso aspecto mutante nos relatos de OVNI ao longo das décadas.